É funcionário público? Já pode calcular qual será a sua reforma

 
É funcionário público? Já pode calcular qual será a sua reforma

É funcionário público? Já pode calcular qual será a sua reforma

2019-02-01

Com esta nova plataforma digital, os beneficiários conseguem calcular o valor ilíquido da sua reforma e saber a idade em que se podem aposentar.

Por enquanto, esta ferramenta pode ser utilizada por subscritores inscritos na CGA até 31 de agosto de 1993, a entregar quotas e a beneficiar das regras gerais de aposentação, ficando de fora os regimes especiais (como militares ou polícias). A nova ‘calculadora de reformas’ comtempla três fases de implementação, que vão decorrer ao longo do ano, e permite que o trabalhador do Estado faça uma simulação quando atinge o limite de idade para se aposentar (70 anos), refere o comunicado do Governo, enviado esta manhã.

O cálculo baseia-se no regime de aposentação não antecipada (66 anos e cinco meses) e antecipada (normal – 30 anos de serviço aos 55 anos de idade – ou por carreira muito longa – 60 anos de idade e 46 anos de serviço, desde que a inscrição na CGA ou na SS tenha ocorrido em idade igual ou inferior a 16 anos, ou 60 anos de idade e 48 anos de serviço), segundo o Governo.

Na semana passada, o ministério liderado por José António Vieira da Silva anunciou que o saldo global do subsetor da SS atingiu os 1.969,6 milhões de euros em 2018, representando mais do dobro do saldo previsto (929,6 milhões de euros), mas menos 5,6% em termos homólogos. A motivar esta variação negativa esteve a subida da receita efetiva em 573,9 milhões de euros e o aumento da despesa efetiva em cerca de 690,2 milhões de euros.